Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Justificativa

 

A educação, ao ser nomeada de cristã, pode não conter uma cosmovisão (visão de mundo e da vida) cristã bem definida em seu currículo e didática. É comum vermos o ensino cristão ser confundido com ensino puramente moral, e quando isso acontece, o evangelho é reduzido aos conceitos puros da religião, sendo esvaziado do seu significado maior.

A cosmovisão cristã, devidamente marcante na Reforma Protestante, “tem sua ênfase na centralidade e suficiência das Escrituras para orientação em todas as necessidades, mostrando uma maneira teocêntrica de ver, interpretar e atuar na história, com  direcionamento para a glória de Deus[1]”.

Educar conforme a cosmovisão cristã é “ver o mundo (educação, governo, sistema jurídico, economia etc.), a partir dos pensamentos de Cristo e sua Palavra, ou seja, entender que a Bíblia fala não somente de oração, adoração e evangelismo, mas de tudo[2]”.

A educação cristã a partir da Reforma Protestante busca “capacitar os alunos a enfrentar as implicações de uma visão cristã de toda a vida, por termos a imagem do Criador, freando a nossa autonomia como fruto da queda, e oferecendo a esperança para a humanidade pela redenção (recriação e renovação) em Jesus Cristo[3]”.

Se a educação cristã não for bem delimitada à suficiência das Escrituras, corre-se o risco de vivermos a influência da educação da teologia da libertação. Robert Pazmiño nos lembra que a educação cristã, baseada na cosmovisão (criação, queda e redenção), contrapõe o pensamento dominante da educação brasileira baseada em Paulo Freire. Embora Freire tenha destacado aspectos importantes da teologia que necessita ser vivida, no entanto, ele “reduz a redenção em termos da disposição do cristão de passar pela morte na luta para obter nova vida e liberdade em favor dos oprimidos e não permanecer neutro nas lutas políticas[4]”.

Uma boa definição da nossa fé evitará essa confusão que deturpa os conceitos da criação, queda e redenção. O humanismo de Paulo Freire pode influenciar e transformar a educação cristã num ensino puramente prático desprovido de fatores doutrinários que dão suporte à nossa fé.  Philip Ryken nos lembra que, “a razão pela qual a igreja não consegue ter uma influência mais positiva e transformadora em nossa cultura é o fato de não compreender totalmente a perspectiva baseada na Bíblia: centrada em Cristo, capacitada pelo Espírito, que glorifica a Deus e a nós cedida através da graça[5]”.

Palestrantes convidadas

  • Esp. André Luiz Barbosa
  • Dr. Hermisten Maia
  • Doutorando Filipe Fontes

Informações diversas

Caso não haja o número mínimo de inscritos, o curso será suspenso e os candidatos serão comunicados via e-mail. 

Contato

Núcleo de Cursos de Extensão da FTRB: Email: contato@ftrb.com.br

 


 

[1] MAIA, Hermisten. Introdução à Educação Cristã. Brasília: Editora Monergismo, 2013, p. 394
[2] DEMAR, Gary. Quem Controla a Escola Governa o Mundo. Brasília: Editora Monergismo, 2014, p. 59-60.
[3] PAZMIÑO, Robert W. Temas Fundamentais da Educação Cristã. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2008, p. 70-71.
[4] PAZMIÑO, Robert, 2008., op. cit., p. 79
[5] RYKEN, Philip. Cosmovisão Cristã. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2015, p. 27.

 


Objetivo Principal e Metodológico:

Conscientizar o público alvo acerca das diferenças que há entre a educação baseada na cosmovisão cristã e outros sistemas de ensino puramente humanistas, para que possam melhor servirem nas diversas classes de Escola Bíblica.

Metodologia

  • Apresentação do conteúdo programático em Power Point;
  • Disponibilidade de publicações dos docentes da área.

Datas e prazos

  • Inscrições abertas a partir do dia 18 de dezembro de 2017 a 29 de janeiro de 2018.
  • Data do Curso: 01 a 03/02/2018.
  • Horário: 19h30
  • Contatos: (61) 3356 3544
  • Email: contato@ftrb.com.br

Público-alvo

Professores de Escolas Bíblicas das diversas denominações evangélicas, professores da rede pública e privada de ensino que militam na EBD, estudantes de Teologia e pastores.

Total de vagas: 40 Carga horária do evento: 10 horas 
Programação
01/02/2017 (19h30) Fundamentos da Educação Cristã
02/02/2017 (19h30) Cosmovisão Cristã e Paulo Freire
03/02/2017 (19h30) Educação, Cosmovisão Cristã e Ideologias Pós-Modernas

Investimento e inscrição:

Discentes da FTRB: R$60,00 Demais interessados: R$80,00

Faça o sua Inscrição

FTRB - Faculdade Teológica Reformada de Brasília

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.