Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

JUSTIFICATIVA DO
CURSO OFICINA DE PREGAÇÃO EXPOSITIVA

 

 

Ao olharmos o contexto da pregação do Evangelho nos últimos séculos antecedentes à Reforma e no mundo contemporâneo, verificamos semelhanças que nos levam a estabelecer uma ponte entre os dois períodos e trazer uma proposta para a atualidade.

A oficina de pregação expositiva não tem a pretensão de defender que o problema do púlpito e da igreja na contemporaneidade será totalmente resolvido com a proposta nos moldes da exposição bíblica, mas que, através da pregação expositiva, aspectos do culto, musicalidade e espiritualidade trazem saúde para o corpo de Cristo.

Calvino era seguro de que o conhecimento de  “Deus é amplamente demonstrado na obra da criação e composição do universo, em todas as suas criaturas, e que, todavia, será exposto com maior clareza por sua Palavra”.1 A teologia da pregação em Calvino parte do entendimento e apreço que o mesmo tinha com a Palavra, a qual é considerada como “um espelho no qual a fé deve contemplar Deus”.2

O zelo de Calvino quanto à pregação parte também do conceito elevado que ele tinha da revelação escrita de Deus. Ele adotou o conceito petrino quanto à superioridade da Palavra de Deus descrito na segunda epístola (1.16-21), especificamente o descrito no versículo (21), quanto à fonte da profecia, o Espírito Santo, fazendo delas a autoridade final em termos de fé e prática. Ao comentar o texto, o reformador destaca: “Não fizeram isso de si mesmo, ou segundo sua vontade, enunciando totalmente suas próprias invenções (…). Entendo profecia da Escritura aquilo que está contido nas Sagradas Escrituras”.3

A pregação contemporânea tem traços megalomaníacos, onde muitos pregadores desenvolvem um estilo de oratória para atrair as multidões, pouco importando-se com a centralidade do Evangelho. O compromisso de quem abre a Bíblia e se dispõe a expô-la, é entender que a centralidade de Cristo e sua obra redentora deve ser o norte de todo sermão. “John Owen acreditava que o primeiro e principal dever de um pastor é alimentar o rebanho pela pregação diligente da Palavra”.4

O princípio norteador do culto e da vida cristã é o sola scriptura, que foi e é negligenciado hoje. Na idade média tal princípio era subjugado à tradição da igreja e hoje, em muitos ambientes, é colocado como mero enfeite do púlpito.

A proposta da pregação expositiva para a atualidade não é alienante, mas algo que contempla a junção de teologia bíblica e prática, fundamento e vida, pregação e implicações não pragmáticas.

 

 


 

1 CALVINO, João. As Institutas da Religião Cristã. Vol 1. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2006, p. 78.
2 CALVINO, João. As Institutas da Religião Cristã. Vol 2. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2006, p. 8.
3 CALVINO, João. Epístolas Gerais. Série Comentários bíblicos. São José dos Campos: Editora Fiel, 2015, p. 315.
4 RYKEN, Leland. Santos no Mundo. Os Puritanos como realmente eram. São José dos Campos: Editora Fiel, 2013, p. 167.

 


Objetivo Principal e Metodológico:

 

Estudar os princípios da pregação bíblica com ênfase nos conhecimentos do método histórico gramatical, visando a produção de sermões expositivos; será necessária uma visão geral, que passará pela história do desenvolvimento da pregação bíblica, em seguida veremos como se produz um sermão expositivo e por último pensarmos na aplicação da pregação para a vida dos leitores e ouvintes das Escrituras.

 

 

Objetivos Específicos:

 

 

  1. Compreender em que condições a pregação se encontra na atualidade.
  2. Analisar os efeitos históricos de cada forma de pregação e suas influências para a atualidade.
  3. Conseguir construir um sermão expositivo.
  4. Aplicar adequadamente as interpretações bíblicas.
Ementa do Curso

Professores

Michel Augusto

É um cristão reformado calvinista, pastor e teólogo. Doutorando e Mestre em Teologia pelas Faculdades EST – bolsista pela Capes. Bacharel em Direito e Teologia. É professor de Teologia Pastoral na FTRB – Faculdade Teológica Reformada de Brasília. Pastor da Igreja Batista Deus é Luz. Membro da Ordem de Ministros Batistas Nacionais/DF e OAB/DF.

Leonardo Gonçalves

Mestre em Teologia pelas Faculdades EST, Pós-Graduado em aconselhamento bíblico na pregação pelo Centro de pós-graduação Andrew Jump e Bacharel em Teologia.

Faça sua Inscrição

Dia: 05, 06 e 13/OUTUBRO – 19h30

Local: COMUNIDADE CRISTÃ ATOS

           End: QSD 33, Lote 12, Samdu Sul – Taguatinga DF 

Tel: (61) 3356-3544 | E-mail: contato@ftrb.com.br

Clique aqui para fazer sua inscrição:

ADAC - Assembléia de Deus de Águas Claras

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.